13 DICAS PARA UM ABDÓMEN DE SONHO
Quase toda a gente deseja ter um abdómen de sonho, sem gordura visível, mas poucos sabem o que fazer para conseguirem atingir esse objetivo.
Neste artigo irá encontrar 13 dicas valiosas que o poderão conduzir até ao seu objetivo de luzir uns abdominais espetaculares. Como bónus adicional, irá também melhorar a sua saúde e o seu nível de bem estar físico e psicológico.
MELHORE A SUA POSTURA
Quer acredite quer não, você pode parecer mais magro e elegante em meros segundos! Isso afeta a sua aparência e a forma como você se sente ao diminuir as suas dores lombares e aos recrutar os músculos da sua cintura (abdominais e lombares).
Para realizar uma verificação rápida da sua postura, assegure-se de que as suas orelhas estão alinhadas com os seus ombros, puxe os seus ombros para trás e o peito para a frente. Isso irá ajudá-lo a melhorar a forma da sua cintura e a sua postura antes sequer de começar a fazer dieta ou a realizar exercício.
CONTROLE AS PORÇÕES
Controle as suas porções! Esse é o primeiro passo para uma estilo de vida saudável.
Substituir os festins por refeições equilibradas e adicionar pequenos lanches entre as refeições, pode ajudar a manter a fome controlada e a ingerir um número mais reduzido de calorias. Até porque é muito fácil arruinar a sua dieta ao falhar uma refeição.
A verdade é que ao limitar e controlar as porções de alimentos que ingere, as probabilidades de atingir os seus objetivos aumentam de forma exponencial.
LANCHE LIGEIRO
Os lanches ligeiros ricos em proteína são uma excelente forma de controlar o apetite e a manter a massa muscular durante as dietas de restrição calórica. Uma alternativa bastante prática são os clássicos batidos de proteína.
Mas para além disso, também pode ingerir saladas com atum ou pedaços de peito de frango, por exemplo.
Assegure-se apenas de usar temperos pobres em calorias como o sumo de limão ou vinagre em vez de outros mais calóricos e processados. A fibra e a proteína irão aumentar bastante o seu nível de saciedade sem o/a fazerem sentir-se cheio e sem adicionar calorias vazias à sua dieta.
EVITE OS REFRIGERANTES
As bebidas carbonatadas podem provocar retenção de gás na sua barriga, o que por sua vez conduz àquela sensação de barriga cheia que se segue à ingestão desse tipo de bebidas e que muitas pessoas sentem após uma refeição.
Os açúcares refinados também adicionam calorias vazias e adoçantes artificiais que o podem deixar com um maior desejo de doces. A água e o chá são as melhores bebidas para o manter hidratado e ajudar a perder peso.
SATISFAÇA O SEU DESEJO DE DOCES
Quando sentir um desejo forte por doces, tente ingerir uma peça de fruta em vez de alimentos processados como bolos, biscoitos, barras de cereais, pão, etc. Frutas como o melão, meloa, melancia, morangos e outras, são compostas por uma grande quantidade de água, e têm uma quantidade bastante reduzida de açúcar e de calorias.
Desta forma irá ser capaz de satisfazer esse desejo sem arruinar a sua dieta, ao mesmo tempo que se mantêm hidratado e ingere alimentos saudáveis.
COMECE O DIA DA FORMA CERTA
Comece o seu dia com um café da manhã que o deixe satisfeito e com energia. Essa é a melhor forma de começar um dia saudável. Assegure-se de incluir boas fontes de proteína na primeira refeição do dia, tal como proteína whey, iogurte grego magro, algum tipo de queijo magro, ou ainda ovos, que o/a irão ajudar a manter o seu apetite controlado ao longo de todo o dia.
EVITE AS LEGUMINOSAS
Ingerir uma grande quantidade de leguminosas pode conduzir a um dia de inchaço abdominal e gases – especialmente se não estiver habituado a uma dieta que inclua feijão, grão-de-bico, lentilhas e outros tipos de leguminosas.
Mas não precisa de deixar as leguminosas completamente de lado, apenas comece por consumir uma quantidade reduzida e deixe o seu corpo habituar-se a elas de forma progressiva.
APOSTE NOS BATIDOS DE PROTEÍNA
Pensa que os suplementos de proteína são só para os fisioculturistas e praticantes de musculação? Pense de novo.
Na verdade, os batidos de proteína podem ajudar qualquer pessoa a perder peso mais rápido e a controlar melhor o apetite.
Num estudo realizado em 2008 e que foi publicado no “The Journal of Nutrition”, os voluntários que usaram batidos de proteína na sua dieta perderam uma maior quantidade de gordura do que aqueles que ingeriram a mesma quantidade de calorias, mas sem batidos.
Prefira a proteína whey, que é considerada a proteína de melhor qualidade que existe atualmente.
COMA DEVAGAR
As refeições não devem ser uma corrida. Comer de forma demasiado rápida pode fazer com que fique mais inchado. Mastigar a sua comida de forma lenta ajuda a apreciar mais o sabor, a comer menos e digerir melhor a sua refeição.
Aprecie o sabor da sua comida e mantenha em mente que cada refeição deve ser uma experiência consciente.
PRATIQUE O VÁCUO ABDOMINAL
Apesar de estar fora de moda, este exercício antigo e simples pode realmente ajudar a melhor a forma do seu abdómen e possivelmente até mesmo a reduzir o seu tamanho.
Para realizar o exercício vácuo abdominal, comece por colocar-se de joelhos no chão com o tronco alinhado de forma horizontal ao chão. A seguir expire todo o ar que tiver nos pulmões e contraia os músculos abdominais para dentro. Mantenha-se fixo nessa posição durante cerca de 10 segundos.
REALIZE O EXERCÍCIO PRANCHA
É este o exercício que recomendamos para quem pretende sobretudo melhorar a forma dos seus abdominais e não necessariamente hipertrofiá-los. Ou seja, para quem deseja obter um abdómen mais plano.
O exercício prancha é extremamente fácil de realizar e é possível ajustá-lo de acordo com a capacidade física de cada pessoa. Pode começar por realizar este exercício com os joelhos apoiados no chão (exercício nº 1). Pode também realizar a versão normal deste exercício (exercício nº 2).
Para uma maior dificuldade, pode ir afastando os cotovelos cada mais para a frente ou realizar a versão nº 3 deste exercício, que pode ver abaixo. Para o realizar, comece por executar o exercício prancha normal, depois levante o seu pé esquerdo e o seu braço direito do chão e estenda-o, mantendo essa posição durante 5 a 10 segundos. A seguir repita com o braço e a perna opostos.
Nº1: Exercício prancha para principiantes |
Nº2: Exercício prancha para intermédios |
Nº3: Exercício prancha para avançados |
MUSCULAÇÃO + CARDIO
Irá conseguir acelerar a perda de gordura da sua zona abdominal, e também do resto do corpo, de forma bastante mais rápida se seguir um programa de treino que combine a musculação com uma quantidade moderada de exercício cardiovascular.
Está comprovado que é a combinação destas duas formas de treino que proporcionam os resultados mais rápidos ao nível da perda de gordura.
O TREINO NÃO É O MAIS IMPORTANTE
O ditado é mesmo verdade – os abdominais são feitos no ginásio e na cozinha. Em vez de realizar centenas de repetições de vários exercícios de abdominais, passe mais tempo a preparar refeições saudáveis para o seu dia-a-dia.
Crie hábitos nutricionais sustentáveis com os quais consiga viver para obter uma cintura fina e uns abdominais de sonho que se irão manter dessa forma durante muito tempo. Uma dieta saudável irá garantir uma maior perda de gordura do que qualquer ginásio.